O líder desenvolve o senso de PERTENCIMENTO
Dentro deste contexto, pertencimento é um sentimento cujo conceito significa fazer parte, ser um membro integrante de uma equipe de trabalho.
Quando bem desenvolvido pelo líder, este sentimento pode fazer com que as pessoas vistam com garra “a camisa da equipe” e se transformem em colaboradores dedicados e eficientes.
Os benefícios que o pertencimento pode trazer aos membros da equipe são:
- Aumento do nível de comprometimento e motivação.
- Mais engajamento e produtividade.
- Cultura organizacional colaborativa.
- Melhoria nos relacionamentos interpessoais.
- Mais sinergia, fluidez e dinamismo das demandas.
- Efetividade no funcionamento dos processos.
- Equilíbrio das necessidades.
- Movimentos coerentes.
- Mais integralização.
- Compreensão clara da importância das funcionalidades dos integrantes.
- Agilidade e eficiência nas atividades.
- Redução substancial da rotatividade.
- Estruturação de um quadro consistente de colaboradores.
- Alcance dos resultados desejados.
- Crescimento contínuo e acelerado da organização.
Este sentimento também é exteriorizado quando cada membro da equipe é reconhecido e valorizado, fazendo com se sinta importante e fundamental para que a equipe atinja os objetivos traçados.
O pertencimento também contribui para o desenvolvimento do “espírito de equipe”, onde cada integrante tem a exata noção de sua atuação e como ela contribui para manter a equipe coesa, muitas vezes, uma das coisas mais difíceis de ser conseguida pelo líder.
O líder orienta
Dentre os vários significados do verbo orientar, talvez os mais importantes na prática da liderança sejam: indicar a direção, nortear, mostrar a direção a ser seguida, dar um rumo. Entretanto, outros significados também são importantes, tais como: conduzir, dirigir, direcionar, ensinar, instruir e aconselhar.
Por isso, o líder também é um orientador, ou seja, aquele que estabelece as regras e as normas para que tudo funcione a contento. Ele guia e dá o direcionamento daquilo que deve ser feito, sempre buscando atender às suas duas grandes preocupações e mantendo a sinergia da equipe.
Embora isso possa parecer algo fácil, não é. E não é porque existe uma grande inabilidade de líderes e gestores na comunicação e orientação em como realizar as tarefas, tendo como objetivo a excelência das mesmas.
Assumir a função de condutor ou orientador de uma equipe demanda ter uma sensibilidade única (ou seria sensitividade?), tendo em vista que cada liderado é um ser humano único em suas características. Assim, cada equipe também é uma unidade própria, com perfis e características singulares.
Por isso, um líder também pode orientar comportamentos e atitudes. Esclarecer dúvidas, saber escutar, mediar conflitos, alinhar expectativas de forma clara e transparente, tudo isso também deve estar presente neste quesito do acrônimo em questão. Um verdadeiro líder sabe e mostra o caminho a seguir, e quando não sabe, pede ajuda aos seus liderados.
Seguindo o acrônimo da palavra IMPORTAR, os dois próximos conceitos tratam sobre o vínculo que se cria entre líderes e liderados, além da função transformadora de um bom líder em uma equipe. O quinto artigo da série chega em breve.
Acompanhe!