A Geração X chegou aos 60 anos

São a também conhecida Geração Coca-Cola, com pessoas nascidas entre 1964 e 1980.

Por: Martin Henkel

14 de novembro, 2024

Os primeiros integrantes da Geração X, a também conhecida Geração Coca-Cola com  pessoas nascidas entre 1964 e 1980 chegaram aos 60 anos. Tecnicamente e segundo a OMS são considerados Pessoas Idosas pois nos países em desenvolvimento esta marca é atingida aos 60 anos e em países desenvolvidos, aos 65. Até então os Boomers, geração nascida entre 1945 e 1963, eram os mais associados aos cabelos brancos e terem cruzado a linha dos 60. A mudança começa exatamente este ano.

O que isso causa além de permitir o embarque no grupo prioritário ou requerer o cartão para vaga especial no estacionamento? Nada, ou melhor, bem pouco no que se refere ao estilo de vida e comportamento. Se os Boomers já não eram os mesmos do grupo com 60 anos ou mais de 30 anos atrás, imaginem os Geração X atuais. Quando acrescentamos as alterações fisiológicas e biológicas nos sentidos e cognição, naturais e esperadas para quem alcança e irá avançar além dos 60 anos, teremos pontos bem importantes e que são amplamente tratados e aplicados no Aging in Market, conceito desenvolvido em 2016 pela SeniorLab e que propõe ajustes e aperfeiçoamentos nas ferramentas de marketing, design e negócios. Da internalização de conhecimento nas áreas criativas e de desenvolvimento e aplicação na comunicação, produtos e estratégia. Sempre de forma discreta, apropriada e natural.

O Marketing 60+ começa a ganhar novos desafios de uma Persona Geração X60+ inédita no nosso ambiente. Vamos conhecer um pouco de quem estamos falando: 

  • Os integrantes da Geração X são conhecidos por serem autossuficientes, por priorizar o trabalho com criatividade, mais do que somente por dinheiro ou status, buscando através do trabalho a realização dos desejos materiais, pessoais seus e de seus filhos. 
  • Valorizam muito seu tempo livre e buscam atividades que a relaxem e a conectem com seus amigos e família. 
  • Apreciam horários flexíveis para conciliar trabalho e vida pessoal. 
  • Cresceram em um período de grandes mudanças tecnológicas e se adaptaram rapidamente às novas ferramentas, modelos de computadores, celulares e softwares. 
  • São ágeis e proativos em buscar soluções inovadoras para os desafios do seu trabalho. 
  • Buscam sua própria autonomia e tomam decisões de forma assertiva. 
  • Valorizam a liberdade para escolher seus próprios caminhos e não se deixam influenciar facilmente pelas opiniões dos outros. 
  • Desenvolveram uma forte ética de trabalho desde jovens e acreditam que o esforço e a dedicação são essenciais para o sucesso. 
  • São responsáveis e comprometidos com seus projetos, realistas focam em resultados. 
  • Buscam soluções práticas e eficientes para os problemas do dia a dia e não se perdem em idealismos que não tenham propósito e objetivos claros. 
  • Com anos de experiência profissional, possuem um vasto conhecimento em suas áreas de atuação e nas que o cercam tornando-os bons generalistas. 
  • Buscam compartilhar seus conhecimentos com os colegas mais jovens e valorizam a troca de experiências. 
  • Gostam de analisar as situações por diferentes ângulos e não tem medo de questionar o status quo. 
  • Ávidos por novas informações e perspectivas, estão em busca de aprimorar seus conhecimentos e projetar alternativas para sua vida profissional. 
  • Sentem uma certa nostalgia pela época em que cresceram, com a música, os filmes e os hábitos daquela geração, no Brasil conhecida como a Geração Coca-Cola que viu o nascimento do rock nacional. 
  • Começam a se preocupar com bastante inquietação sobre seu próprio envelhecimento sob os aspectos físicos, fisiológicos, estruturais e financeiros.
  • Enxergam no horizonte a aposentadoria do INSS como um sonho ainda distante considerando 65 anos para homens e 62 para mulheres e mesmo quando alcançado, não suficiente para bancar o atual padrão de vida, sonhos e necessidades que sabem que terão ao observarem o envelhecimento dos seus pais.

Quando iniciei minha jornada profissional há 10 anos, esperava por este momento. Onde cruzamos um marco biológico e fisiológico, com o comportamento de uma nova geração que já chega bem diferente de quem alcançou os 60 anos há 10, 20 e principalmente 30 anos. 

Bem-vinda Geração X60+. O Aging in Market está pronto para garantir que marcas, produtos e serviços possam lhe atender cada vez melhor.

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Sobre o autor

CEO da SeniorLab, Professor. de marketing 60+ na FGV, sócio do Terra da Longevidade Produtos

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