Liderança e desenvolvimento de líderes são assuntos fundamentais para a produtividade em um mundo em constante mudança.
Não à toa, muitas empresas vêm investindo no desenvolvimento de suas lideranças, porque já se deram conta que são os indivíduos os verdadeiros responsáveis pelo seu sucesso ou seu fracasso.
Já se sabe que, tanto líderes despreparados quanto empresas que tratam seus colaboradores apenas como recursos, criam ambientes de trabalho tóxicos. Nesses lugares, o estresse aumenta muito e traz resultados muito negativos, como, por exemplo, um grande número de pessoas que deixam a empresa e muitas faltas no trabalho.
Um bom líder alcança bons resultados quando se concentra no desempenho e produtividade da equipe mas, ao mesmo tempo, cuida da união, harmonia e qualidade de vida do time.
No passado, os dois conceitos, de produtividade e qualidade de vida, eram considerados incompatíveis, que não se misturavam, como água e óleo.
Felizmente, hoje em dia, já há uma mudança de mentalidade, que pode ser resumida na frase de Zig Ziglar:
“Você não constroi um negócio. Você constroi pessoas, e as pessoas constroem o negócio.”
Independentemente dos estilos de liderança e dos tipos de líderes, o bom líder deve ter consciência de suas duas responsabilidades principais, o que não custa recordar.
Uma é conseguir sempre bons resultados, que se originam do desempenho dos membros de sua equipe. A outra é proporcionar um ambiente onde esses colaboradores se sintam felizes e motivados, o que se alcança quando o líder se atenta a cada um dos liderados para atender às suas necessidades e motivações.
Para que o líder possa exigir um trabalho bem feito e que traga resultados positivos para a empresa, ele deve participar deste processo, dando condições para que sua equipe possa usar todas as suas habilidades, capacidades, competências e conhecimentos especializados; permitir que cresçam e se desenvolvam em todas as suas áreas; fazer com que sintam que realizam algo importante e reconhecê-los por isso. Enfim, criar um ambiente de trabalho agradável e acolhedor, onde possam trabalhar com propósito e significado, recebendo um salário e um pacote de benefícios que os remunere de forma justa.
Ao exercer a função de líder é fundamental mostrar ao seu time que cada um deles é importante para você, e que você trabalha buscando o equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida integral. Esse equilíbrio busca sempre atingir as metas e objetivos traçados, tendo como resultado final o sucesso de todos.
Essas considerações nos remetem à importância do verbo IMPORTAR na prática da liderança.
O verbo IMPORTAR
O verbo IMPORTAR tem um papel fundamental nesse tipo de liderança, tendo em vista seus diferentes significados.
O primeiro significado é “trazer para dentro” de um país produtos provenientes de outros países. Esse significado se aplica quando um líder “almanizado” traz para dentro de si os seus liderados. Ele os atrai e os mantém dentro de sua mente e do seu coração.
O segundo significado desse verbo é “preocupar-se”. Um líder tem duas grandes preocupações com seus liderados. Garantir a felicidade e o bem-estar (físico, mental e espiritual) e, de outro lado, garantir a produtividade e os resultados esperados, como visto na figura anterior. Perceba que entre esses dois extremos é onde se pratica a verdadeira liderança. E isso não é tarefa fácil.
O terceiro significado é “ter importância, ser útil para alguém”.
Esse significado se traduz em como o líder conduz a sua prática, liderando pelo exemplo, sendo útil e importante para seus liderados. Como nos ensina a expressão inglesa: walk the talk. Por isso, esse líder vai na frente para mostrar o caminho, vai atrás quando é necessário impulsionar os liderados e vai ao lado de cada um deles quando um amigo deve se fazer presente.
Para reforçar esse conceito, vale lembrar a frase de Maya Angelou:
“As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez ou o que você disse, mas elas sempre lembrarão de como você as fez sentir.”
O quarto significado desse verbo é “envolver, somar”.
Um líder almanizado sabe envolver seus liderados para que cada um dê o seu melhor, fazendo desse conjunto uma equipe única e de alta performance, somando cada competência para que trabalhem de forma sintrópica e sinérgica.
Equipes movidas pelo SINSISU, isto é, SINtropia, SInergia e SUcesso.
O quinto significado refere-se a “cuidar”.
Um líder cuida de seus liderados, proporcionando-lhes um ambiente de trabalho saudável que abranja todos os aspectos físicos, emocionais, intelectuais, profissionais, relacionais, de lazer e espirituais.
E agora, você já parou para pensar no que faz algumas pessoas se destacarem em um grupo, mesmo sem dizer uma palavra? Existe algo quase invisível, mas extremamente poderoso, que atrai nossa atenção e nos faz querer estar perto delas. No próximo texto, vamos explorar o magnetismo do líder e o poder do verbo “IMPORTAR”. Prepare-se para descobrir como pequenas atitudes podem criar conexões profundas e duradouras, transformando simples encontros em momentos inesquecíveis.