Caros leitores, espero que, ao final deste texto, sua percepção sobre previdência seja tão boa quanto àqueles que utilizam desse sistema de previdência complementar.
Meu objetivo é demonstrar a você a importância de iniciar com um plano de previdência para você e sua família, e para elucidar melhor o tema vou fazer algumas comparações com o famoso pé de jabuticaba, fica comigo até o final e tenho certeza de que o texto será essencial para suas decisões.
No Brasil, a jabuticaba, pode até te trazer aquelas lembranças de alguns assuntos circulados na mídia ou internet, de coisas que só acontecem em nosso país, mas calma, previdência complementar não é somente brasileira, é uma realidade mundial de garantir um futuro melhor, e durante o texto vou me ater apenas as características de ambas (pé de jabuticaba e previdência complementar).
Em países desenvolvidos a previdência pode ser utilizada em vários momentos da vida, seja de curto até longo prazo. Assim como a árvore frutifica em diferentes momentos, a previdência pode ser planejada para atender a diversas necessidades e prazos.
Agora vamos ver um pouco da história da jabuticaba e da previdência complementar:
Jabuticaba
Fruta brasileira, famosa há mais de 400 anos, a jabuticaba é uma fruta nativa, encontrada especialmente na Mata Atlântica. Sendo uma das poucas frutas que nasce no tronco da árvore, e ainda, pode viver em média 20 anos dando frutos.
Sua safra ocorre normalmente entre agosto e novembro, mas em alguns anos, também há colheita entre fevereiro e abril (“te lembra algum investimento?” título público federal NTN-B).
Previdência Complementar
A previdência complementar atua como uma renda extra (renda além daquela conhecida do INSS). Mas por quê?
Ao longo de sua vida você entendeu que situações emergenciais acontece, e sonhos ainda precisam ser realizados. Então você decide em ter uma reserva de emergência, ou um salário maior de aposentadoria, ou ter mais segurança financeira e tranquilidade no futuro.
E essa é a função da previdência complementar: proporcionar uma renda extra na aposentadoria ou antes de chegar lá. Lembra que o pé de jabuticaba pode dar frutos por 20 anos? Acredite a previdência complementar pode gerar uma renda adicional para longos períodos.
No Brasil, a previdência complementar começou a se desenvolver na década de 1960, mas ganhou mais força quando o país passou pelo período de hiperinflação (entre 1980 a 1994), como consequência da inflação alta veio a perca do poder de compra.
Agora que compreendeu melhor sobre a jabuticaba e a previdência complementar, vamos fazer algumas comparações? E para não pensar que é coisa de velho, preparei alternativas para seu “logo ali”.
Curto prazo:
- Jabuticaba: Os frutos maduros estão à disposição para o consumo imediato.
- Previdência: Equivale a uma reserva de emergência, como uma poupança ou um fundo de investimento de curto prazo.
- Como sua previdência deve investir: para curto prazo é necessário que a gestão do seu plano procure investimentos mais líquidos, pois, a sua tolerância em assumir risco é menor, haja vista suas prioridades.
- Sonhos: escolhas como: imprevistos, viagem ou carro.
Médio prazo:
- Jabuticaba: A árvore produz frutos regularmente (até 4 vezes ao ano), garantindo uma fonte de alimento contínua.
- Previdência: Representa um planejamento para objetivos intermediários, como reforma de um imóvel ou, intercâmbio.
- Como sua previdência deve investir: investimentos com prazo de resgate de médio prazo (exemplo 180 ou 360 dias de vencimento), são ideais para esse tipo de objetivo. Tendo em vista, que os investimentos podem ficar guardado por um período maior e gerar rentabilidade acima dos investimentos de curto prazo.
- Possíveis prioridades: compra de um apartamento, morar no exterior, faculdade de filhos e carro dos sonhos.
Longo prazo:
- Jabuticaba: A árvore, ao longo dos anos, produz uma grande quantidade de frutos, garantindo a subsistência por muito tempo.
- Previdência: Corresponde à aposentadoria. É o planejamento para o futuro, quando você não estará mais trabalhando. Planos de previdência privada e o INSS são exemplos de opções para o longo prazo.
- Como sua previdência deve investir: nessa modalidade os investimentos podem ter prazos de resgate maiores (exemplo: 5, 10 anos), e com pouca necessidade de recursos a curto prazo. Essa opção, tem a possibilidade de proporcionar maior rentabilidade, em alguns casos até dobrando o valor investido.
- Possíveis prioridades: manutenção do poder aquisitivo, renda extra, casa dos sonhos, sítio, sucessão familiar.
Como demonstrei acima, a previdência pode ser personalizada para cada fase da vida e objetivo financeiro, assim como um pé de jabuticaba pode oferecer frutos para diferentes fases.
Portanto, a previdência, assim como o cultivo de uma jabuticaba, é um processo que exige planejamento e cuidado. Ao entender os diferentes prazos e objetivos, você pode construir uma reserva financeira sólida e garantir um futuro mais tranquilo.