O Planejamento Estratégico nas organizações é uma ferramenta poderosa que vai ajudar a identificar, priorizar desafios e definir o posicionamento estratégico. O receio é que o conceito de estratégia se popularizou e então, tudo passa a ser considerado estratégico, contrariando a regra de ouro, que é definir focos de atuação por meio de metas de curto, médio e longo prazo.
O atual ambiente de negócios e de prestação de serviços das organizações está sujeito a constantes mudanças na política, economia, tecnologia e forma de interação da sociedade. A empresa, pública ou privada, somente poderá atender às expectativas de seus clientes se conseguir se ajustar ao cenário Um bom Planejamento Estratégico oferece as soluções para projetar o futuro.
Essa ferramenta deverá conviver com os planejamentos táticos e operacionais, pois compete a eles desdobrar a estratégia em ações concretas e sinergicamente alinhadas. Um elemento-chave para a construção e sucesso da estratégia é a realização de um diagnóstico com atenção aos detalhes, envolvendo o ambiente interno e externo.
Diagnóstico é base para pensamento estratégico
O diagnóstico é um instrumento que permite identificar as lacunas de gestão, tecnologia, processos de trabalho, expertise e envolvimento dos colaboradores, bem como a distância do posicionamento estratégico que se pretende alcançar. Quando realizado corretamente, ele indica o que realmente é importante ou relativamente importante, e os desafios que devem ser superados.. A partir dele é possível identificar quais serão priorizados e quais caminhos devemos trilhar para maximizar os resultados.
A realização de um diagnóstico requer o envolvimento da alta administração e de um método que garanta uma fotografia panorâmica e em vários perfis diferentes da empresa. O modelo mental de perspectivas da metodologia Balanced Scorecard, (BSC), de Robert Kaplan e David Norton, descrito no esquema abaixo, é o mais completo para ser usado no diagnóstico, pois facilita aos atores envolvidos registrar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de forma ampla.
Diagnosticar com base nas perspectivas do BSC leva a organização a investigar além do tradicional olhar nos resultados financeiros e convida a reconhecer 4 perspectivas da empresa:
- Perspectiva Sustentabilidade Financeira – avaliar os resultados e objetivos financeiros que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como para satisfação dos seus acionistas;
- Perspectiva do cliente – identificar os fatores que são importantes na concepção dos clientes em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço;
- Processos Internos – identificar a eficiência e eficácia dos procedimentos organizacionais, processos de inovação, criação de produtos e serviços; e
- Perspectiva aprendizado crescimento – abranger a importância do estágio de desenvolvimento e aprendizado dos colaboradores e tecnologia da informação.
A escada da estratégia requer primeiro que se defina a visão e missão da empresa. O diagnóstico deverá mostrar as lacunas em cada dimensão, de modo a elaborar um plano de ação para cada uma delas. Para tanto, é preciso realizar o diagnóstico separadamente para cada dimensão, com a recomendação de uso da ferramenta de Análise Swot , de Albert Humphrey, separadamente em cada uma delas.
Quando o diagnóstico é deficiente em uma das dimensões, o resultado ficará comprometido nas demais, ou seja, para agradar o cliente é preciso cuidar de todo framework do atendimento e dos processos internos que o antecedem, bem como acompanhar e pesquisar inovação, sem descuidar do processo contínuo de aprendizagem dos colaboradores. Depois disso é preciso monitorar o resultado financeiro das operações, avaliar e comparar o custo de funcionamento.
Quando integradas, essas quatro perspectivas proporcionam uma análise e uma visão ponderada e sistêmica da situação atual e futura da performance do negócio, produzindo um equilíbrio entre objetivos de curto prazo e objetivos de longo prazo.
Todo planejamento requer um bom diagnóstico e conhecimento sobre o que se pretende fazer para definir qual posição se pretende ocupar. Um bom diagnóstico resulta num plano de negócios ou num plano estratégico de atuação que conduzirá sua organização para um estágio mais avançado de gestão.