Em tradução livre e revisada pelo time Previland, o artigo abaixo traz insights importantes sobre o mercado de seguros no mundo. Confira!
À medida que o novo ano começa a tomar forma, há uma coisa com que as seguradoras podem contar novamente em 2024: espere o inesperado.
Das tensões geopolíticas e do aumento da vulnerabilidade aos ataques cibernéticos, às violações de dados e às alterações climáticas, as companhias de seguros continuarão a ser duramente pressionadas para prever, quantificar e abordar todas as consequências financeiras e operacionais que possam ocorrer.
Como resultado, as seguradoras que permanecerem ágeis e abraçarem a incerteza continuarão a ter sucesso – um evento imprevisto de cada vez. Dito isto, essas vitórias dependerão em grande parte da capacidade da seguradora de alavancar proativamente novas tecnologias, interações com clientes, inovações no design de produtos e estratégias de negócios alinhadas.
Aqui estão cinco tendências principais que os líderes de seguros devem observar em 2024 para se manterem à frente da curva e se adaptarem ao ambiente de risco em constante mudança que define o setor:
Tendência nº 1: A inteligência artificial (“IA”) amadurece
A IA generativa e outras ferramentas inovadoras continuarão a proporcionar às seguradoras oportunidades significativas para melhorar o seu desempenho através de uma maior eficiência operacional, novos conhecimentos analíticos sobre potenciais exposições ao risco e oportunidades de subscrição, e um desenvolvimento de produtos e interações com os clientes mais flexíveis e responsivos.
Ao mesmo tempo, observe que os reguladores do setor continuam a expressar preocupações sobre o uso dessas tecnologias avançadas pelas seguradoras, dadas às questões de confiança que definiram as implantações iniciais de IA por empresas de todos os tipos, incluindo o potencial de preconceito não intencional resultante contra classes protegidas legislativamente.
O que observar: IA, aprendizado de máquina, grandes modelos de aprendizado e aplicações de derivativos continuarão a amadurecer e a revolucionar o marketing e vendas de seguros, classificação e preços, subscrição, processamento de sinistros, gestão de fraudes e outras funções. Ao mesmo tempo, espera-se que os reguladores de seguros monitorem de perto e reforcem os controles sobre a utilização da IA nestas e outras funções – o que criará desafios operacionais consideráveis, bem como riscos legais de reputação, organizacionais e financeiros em caso de não cumprimento.
Tendência nº 2: Mudança nas expectativas do consumidor
A tendência de distribuição direta ao consumidor continuará a impactar todos os setores, obrigando as seguradoras a repensar os modelos operacionais e os produtos e serviços existentes. Cada vez mais, os compradores de seguros mais jovens exigem produtos online convenientes, de operadoras estabelecidas. Como resultado, os fornecedores tradicionais continuarão a migrar as suas operações para novas instalações online que aumentarão o acesso, a velocidade e o serviço ao cliente de ponta a ponta — e os posicionam melhor para competir com startups que priorizam o digital.
Além disso, espera-se que o mercado de assistências, ou seja, coberturas oferecidas concomitantemente à compra de produtos ou serviços, como garantia estendida e apólices de viagem, continue a crescer em 2024.
O que observar: De acordo com a seguradora global Munich Re, o seguro incorporado de propriedades e acidentes “deverá crescer a uma CAGR de 25% até 2030 e poderá representar mais de US$ 500 bilhões em prêmios brutos emitidos globalmente até 2030, ou 20% do total mercado mundial.” Alcançar os consumidores mais jovens nas redes sociais através de publicidade e outras tácticas de marketing criativas também continuará a ser importante, tal como as colaborações intersetoriais que facilitem o marketing aos clientes no ponto de venda.
O aumento da utilização de eletrodomésticos com acesso à Internet e de sensores centrados em infraestruturas também apresentará oportunidades comerciais importantes para as seguradoras fornecerem valor adicional e proteção contra riscos dispendiosos, como fugas de água, grandes perdas causadas pelo vento e outros danos relacionados com o clima.
Tendência nº 3: aumenta a demanda por seguros cibernéticos
Espera-se que o risco e o custo das violações cibernéticas e dos ataques de ransomware cresçam geograficamente. De acordo com a IBM, o custo médio de uma única violação de dados em 2023 foi de cerca de US$ 4,5 milhões.
A maior adoção de novas tecnologias, como a IA, só aumentará estas ameaças em 2024 e aumentará a procura de produtos de proteção de seguros cibernéticos. Em resposta, as seguradoras serão desafiadas a fornecer a cobertura necessária a um custo razoável, especialmente tendo em conta a realidade de que a natureza e a escala das perdas potenciais ainda são difíceis de prever.
A proliferação de ameaças e ataques cibernéticos continuará a desafiar a indústria seguradora no desenvolvimento de produtos de proteção novos e eficazes. Mas, tal como a indústria percebeu com o Programa Nacional de Seguro contra Inundações, uma solução abrangente para a cibersegurança exigirá uma ampla parceria público-privada.
O que observar: Para atender à demanda do mercado, as companhias de seguros continuarão a aprimorar suas capacidades de previsão de seguros cibernéticos, limitações de cobertura e modelos de preços relacionados. Além disso, a cooperação conjunta entre seguradoras privadas e entidades públicas — ou seja, governos federais, autoridades estaduais ou locais — proporcionará uma solução mais holística no combate às ameaças cibernéticas.
Tendência nº 4: as economias emergentes continuam a crescer
Na última década, o crescimento econômico e uma classe média emergente na América Latina, Ásia e África impulsionaram a procura de mais bens e serviços de consumo. Estes desenvolvimentos continuarão a proporcionar às companhias de seguros novas oportunidades para fornecer produtos e serviços de proteção de vida e de bens pessoais.
Mais ainda, a rápida adoção da tecnologia nesses mercados em rápido crescimento significa que os consumidores dessas regiões poderão ceder a ofertas convenientes e digitais diretas ao consumidor.
O que observar: De acordo com a Microinsurance Network, o microsseguro saúde foi a maior linha de produtos na África e na Ásia em 2021, atingindo 104 milhões de pessoas. Nos mercados emergentes, o potencial de crescimento considerável dos produtos de microsseguros continuará em 2024 para empresas que consigam enfrentar com sucesso os riscos de subscrição relacionados com as alterações climáticas e a geopolítica, bem como superar desafios operacionais, como a educação do consumidor, populações dispersas e elevados custos de entrega.
Tendência nº 5: Mudanças Climáticas e Evolução da Conformidade ESG
Em Dezembro de 2023, a administração Biden anunciou várias iniciativas para “acelerar a ação climática” antes da 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (“COP28”) em Dubai, incluindo a expansão do seguro paramétrico para ajudar “países vulneráveis a responder aos impactos climáticos”.
Dada a crescente frequência, imprevisibilidade e gravidade dos desastres naturais em áreas propensas, estes compromissos sublinham os desafios contínuos que as seguradoras a nível mundial continuarão a enfrentar este ano na calibração dos seus modelos de risco em torno das alterações climáticas.
O que observar: Em 2024, podemos esperar ver um aumento das pressões regulatórias e dos investidores – especialmente por parte de partes interessadas ativistas – que continuarão a desafiar as seguradoras. Mais ainda, os novos mandatos de reporte também pressionarão as equipes financeiras e de auditoria interna dos segurados para divulgarem com precisão os riscos e cumprirem as suas obrigações de conformidade.
Como resultado, as transportadoras que se alinharem com os reguladores para modelar, medir e monitorar com precisão os riscos ambientais corretos terão sucesso na conceção de soluções para as alterações climáticas.
Tendências, Desafios e Soluções
À medida que as tendências acima continuarem a ocorrer em 2024, muitas seguradoras aproveitarão tanto os recursos internos como a experiência independente para reconfigurar modelos operacionais, planejar e executar esforços robustos de remediação, empreender o desenvolvimento de novos produtos, melhorar as capacidades existentes de interação com os clientes e fortalecer os regimes para sempre.
Ao mesmo tempo, as inovações nas ferramentas de mineração de dados e análise de apoio à decisão, juntamente com tecnologias baseadas na nuvem, permitirão avaliar e precificar de forma mais eficiente e eficaz as exposições ao risco dos clientes, processar reclamações, gerir fraudes e executar outras funções críticas – todas a serem exercidas na busca de suas estratégias de crescimento e outros objetivos comerciais importantes.
De forma geral, os atuais executivos de seguros estão sendo confrontados por perturbações no mercado a um ritmo sem precedentes. As partes interessadas dependerão deles para responder eficazmente a estes desafios, identificando e executando soluções adequadas à medida que se adaptam ao ambiente empresarial em evolução.
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