Com mais de 22 anos de experiência no Mercado Segurador, nosso entrevistado já esteve em áreas de cobrança, CRM e, na Mapfre, onde atua hoje como Head de Negócios Digitais, liderou o desenvolvimento e implementação do modelo de negócios digitais no Brasil, com foco em inovação, aceleração e eficiência operacional.
Nikolaus fala com o time Previland sobre como entrou neste mercado, seu encantamento com o poder de proteção que a área de seguros traz consigo e ressalta que o segmento não está parado. Ao contrário, se adapta às diferentes necessidades que surgem com a evolução da sociedade.
Confira a entrevista completa:
Previland: Queremos saber como você foi parar no ramo de seguros, que dizem ser um segmento apaixonante e que cativa as pessoas que nele ingressam. É verdade?
Nikolaus Maack: É verdade sim! Normalmente quando se entra no ramo de seguros, você percebe a real importância que este segmento possui para a sociedade e para economia de forma geral. O segmento de seguros, possui, em sua essência, o conceito de proteção, o cuidado com as pessoas, com os clientes, com a sociedade e isso é fenomenal.
Previland: Quando falamos de seguros, é natural que pensemos nos seguros mais tradicionais, muito embora saibamos que existem novas possibilidades hoje em dia. Como você enxerga as necessidades do mundo atual em relação a isso? Temos seguros para tudo?
Nikolaus Maack: Essa é uma ótima pergunta e, atualmente, existem seguros e proteções para diversas necessidades e, conforme as necessidades aumentam, os seguros sempre estarão presentes. O mundo evolui a cada dia e não é diferente no caso dos seguros: a evolução acompanha diretamente a necessidade e a sociedade.
Surgem novas necessidades, como também surgem novos riscos que antes não existiam ou não eram tão difundidos. Existem os riscos climáticos, cada vez mais preocupantes… os riscos cibernéticos, os riscos patrimoniais e por aí vai.
Previland: Você conseguiria fazer uma explicação sobre as insurtechs? Explicar pra gente como elas podem ajudar as pessoas, empresas e as seguradoras mais tradicionais?
Nikolaus Maack: De uma forma bem simples, eu diria que as insurtechs surgiram para acelerar, com uso de novas tecnologias, o processo de inovação e de transformação no setor de seguros, gerando benefícios aos mais diferentes clientes e fazendo com que a oferta do seguro possa chegar ao máximo possível de pessoas.
Previland: Nós da Previland entendemos que o futuro do bem-estar das pessoas está na convergência entre alguns segmentos, incluindo o seguro. Como você entende que eles, os seguros, podem ajudar no futuro previdente das pessoas?
Nikolaus Maack: Na minha opinião, o segmento de seguros é peça chave desta convergência, se não for o pilar que dá sustentação a este bem-estar futuro, pois o seguro é pensado justamente para isso, para proteger seus bens, garantir sua renda, sua vida de qualidade e claro, não só do indivíduo em si, mas também de toda sua família.
Previland: Ainda falando sobre o futuro, temos a tendência de achar que ele é composto somente com os recursos da aposentadoria. Você entende que esses novos produtos do segmento de seguros podem se conectar com os produtos dos fundos de pensão, por exemplo? De que forma?
Nikolaus Maack: Cada vez mais a população está se conscientizando de que precisa se planejar, pensar no futuro de forma a garantir mais qualidade de vida, que no futuro muitos outros gastos e necessidades passarão a existir e que a previdência pública (INSS) sozinha, não será capaz de suprir. Por isso a importância de se pensar em planos de previdência privada que podem, no futuro, complementar sua renda e deixar as pessoas mais tranquilas.
Previland: Por fim, poderia nos contar algum projeto novo que pretende realizar ou algum case de sucesso no segmento de seguros?
Nikolaus Maack: Comento um case de muito sucesso que experimentamos numa grande seguradora e que traz o elemento da Insurtech integrada ao case. Cada vez mais as Insurtechs são aliadas das seguradoras, trazendo soluções mais rápidas e eficientes.
Este case em específico estava relacionado ao uso de Inteligência Artificial no caso de um sinistro (que é o acontecimento que aciona a cobertura do seguro contratado) pelo qual o próprio cliente, no tempo dele, tirava as fotos e já recebia, em questão de segundos, em seu WhatsApp, a autorização para receber a indenização (pagamento do prejuízo que o segurado teve, desde que esteja coberto e dentro do limite de valor contratado de acordo com as condições da apólice de seguro).