O líder inspira e motiva

A liderança e o verbo IMPORTAR

Por: Luiz Roberto Fava

9 de outubro, 2024

No terceiro artigo da série A liderança e o verbo IMPORTAR, as duas primeiras letras trazem relação com conceitos que podem fazer a diferença em uma gestão orientada para resultados.

1. O líder inspira

A palavra que inicia este acrônimo tem vários significados importantes dentro deste contexto.

O primeiro deles é: inserir ar nos pulmões. É através da primeira inspiração que a vida se inicia. E, por ela, juntamente com a expiração, o ser humano vive até o seu “último suspiro”. Este ato – a inspiração – também nos remete ao Gênesis, onde Deus deu vida ao homem, “injetando em suas narinas o fôlego da vida”. Inspiração também tem o significado de ideia súbita, algo que surge em nossa mente de forma repentina, um lampejo, uma centelha ou uma ideia genial. Ela também pode significar a capacidade criativa, seja de escritores, músicos, autores, artistas, poetas, etc.

O mundo de hoje exige de todos nós o exercício constante da criatividade, não importando o campo de atuação. Seja um cientista descobrindo novos remédios, vacinas e terapias; um profissional de tecnologia desenvolvendo aplicativos; um artista que cria obras inéditas; um músico que compõe músicas inesquecíveis; ou mesmo um gari que contribui para a sustentabilidade ambiental.

Inspiração é algo fundamental em razão dos benefícios que ela traz para a equipe. Colaboradores inspirados faltam menos, apresentam menor índices de atrasos, aprendem de forma mais entusiasmada, crescem e se desenvolvem mais rapidamente, estão sempre propondo inovações, dentre outros benefícios.

E como o líder inspira? Ele pode inspirar através de algumas ações, como:

  • compartilhando a razão de ser da empresa;
  • valorizando seus liderados;
  • indo além do negócio e dos muros da empresa (inspirar-se em outras fontes);
  • criando desafios e deixando as mentes da equipe correrem soltas em busca de soluções de problemas e de melhorias.

A inspiração deve funcionar como uma mola propulsora dos negócios, uma força motivacional que deve estar sempre presente, tanto no líder como em seus liderados.

2 – O líder motiva

A motivação tem duas formas: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca.

A primeira é individual e vem de dentro de cada um, enquanto a segunda, no contexto profissional, vem do ambiente de trabalho. E é aqui que o líder tem um papel fundamental, visto que a motivação extrínseca é um fator que “alimenta” e aumenta o grau de motivação intrínseca.

A motivação extrínseca está diretamente relacionada ao ambiente, aos fatores externos e às situações onde a tarefa é realizada, visando uma recompensa tangível, material ou social ou, ainda, para evitar alguma punição. Neste tipo de motivação os estímulos vêm sempre de fora para dentro do indivíduo.

É preciso entender que motivação não é algo que surge do nada, ou que alguém pode simplesmente “implantar” nas pessoas. A motivação é algo individual, ela vem de dentro de cada um. Por isso é tão difícil “motivar” uma equipe. O que o líder faz, na verdade, é ajudar o profissional a encontrar sua própria motivação, ou seja, o motivo que vai fazê-lo seguir em frente com determinação.

No próximo artigo da série, o tema será pertencimento e orientação. 

Acompanhe!

Compartilhe:

Sobre o autor

Luiz Roberto Fava é consultor, palestrante e atua na área de DHI - Desenvolvimento Humano Integral. Idealizador do projeto LIDERGIA - A energia que emana da liderança, Luiz é hoje LinkedIn Top Performance Management Voice, que seleciona especialistas que compartilham conhecimento e insights valiosos em suas áreas de atuação pela plataforma. Confira mais textos de Luiz Roberto Fava em seu perfil: https://www.linkedin.com/in/luizfava/

Saiba mais!

Receba as novidades da Previland