Por acaso já lhe aconteceu de conhecer alguém, falar com essa pessoa por alguns minutos e ter a sensação de que a conhecia desde longa data? Mesmo que ela não tenha nada de especial, alguma coisa fez com que você sentisse alguma atração, como se algo “mágico” te puxasse em direção a ela.
Pois bem, para você essa pessoa tem uma “força” interior chamada magnetismo pessoal. O magnetismo pessoal nada mais é do que o poder que uma pessoa exerce sobre outra e é uma qualidade da personalidade, algo que flui de forma espontânea e natural.
Algumas pessoas têm esta capacidade bem enraizada em si mesmas de tal forma que esse charme e esse magnetismo são algo natural para elas. Elas atraem as pessoas para dentro de seu campo de ação, como moscas são atraídas por um pote de mel.
Sabemos que um líder “magnético” atrai para si os seus liderados. Isso não é nenhuma novidade. Mas ele não só atrai como também os importa, isto é, traz para dentro de si, para o seu interior, os seus liderados.
Além de atrair e importar, o líder também se importa, se preocupa com eles.
Importar-se com alguém é permitir que alguém faça parte do seu ser, é abrir um espaço dentro de si para que o outro nele penetre e do qual seremos “cuidadores” enquanto ele estiver conosco.
A liderança implica em o líder não ser indiferente com cada membro de sua equipe, mas, ao contrário, mostrar a cada um deles sua importância, para que resultados e lucro sejam o sucesso de todos. Assim, um verdadeiro líder também terá como missão fazer com que cada liderado cresça e se desenvolva profissionalmente, isto é, criar novos líderes.
Em resumo, o líder usa seu magnetismo pessoal para atrair, trazer para dentro de si seus liderados e se importar com eles.
A isso denomino o triângulo magnético da liderança.
ATRAÇÃO > IMPORTAÇÃO > PREOCUPAÇÃO
O acrônimo I.M.P.O.R.T.A.
Cada letra desse acrônimo representa um pilar de uma liderança eficaz. São eles:
Nos próximos artigos desta série, vamos explorar cada um deles, detalhando características e abordagens importantes para exercer a liderança de maneira mais humana e, em última análise, mais eficaz, gerando resultados positivos para a empresa e para o desenvolvimento profissional dos liderados.
Acompanhe!